Descrições
SPEEDRITE LÍDER MUNDIAL EM CERCAS ELÉTRICAS - ENERGIA QUE NÃO PARA!
O que já era bom, agora ficou ainda melhor! MP8000 Speedrit é o eletrificador capaz de funcionar com energia 110 - 220V e bateria 12V ao mesmo tempo.
Os eletrificadores da LINHA MP fazem a conversão automática do fornecimento da fonte de energia e com o carregador incorporado, a bateria se mantem carregada. Garantindo à você, produtor, um eletrificador que assim como o Agro, nunca para.
O melhor desempenho do mercado, suportando maior Oscilação na fonte de energia!
Antes de usar, saiba como construir uma cerca elétrica segura:
- Uma cerca elétrica pode ser perigosa se houver o risco de ficar preso ou enrolado no arame eletrificado. Ferimentos podem ser causados se isso ocorrer. Tome todas as medidas para evitar o risco de ficar preso ou emaranhado.
-Nunca eletrifique arame farpado;
-Não instale fios eletrificados a uma distância menor de 150 mm de uma cerca de arame farpado;
- Não coloque os fios da cerca elétrica acima ou perto de linhas de eletricidade ou de comunicação suspensa.
informações de segurança:
Advertência! Leia todas as instruções
Nota: este produto foi projetado para utilização de cercas elétricas para animais.
O presente eletrificador não deve ser operado por pessoas (inclusive crianças) com capacidades físicas, sensoras ou mentais reduzidas ou com falta de experiência e conhecimentos, a não ser que sejam supervisionadas ou tenham sido instruídas sobre a utilização do eletrificador por uma pessoa responsável pela sua segurança.
- Crianças deverão ser supervisionadas para assegurar que não brinquem com o eletrificador. A limpeza e manutenção do equipamento não devem ser efetuadas por crianças não supervisionadas.
-Desconecte o eletrificador da fonte de alimentação (rede elétrica e/ou bateria), antes da instalação ou realização de qualquer trabalho na cerca.
-Risco de choque elétrico! O eletrificador só deve ser aberto ou reparado por pessoal qualificado.
Definição dos termos técnicos:
Eletrificador: É o equipamento utilizado para aplicar, periodicamente, pulsos de alta tensão e curta duração, numa cerca conectada.
Cerca: Uma barreira física, para animais ou para fins de segurança, que contem um ou mais condutores, como exemplo, arames, barras ou trilhos metálicos.
Cerca elétrica: Uma barreira com um ou mais condutores elétricos isolados da terra, aos quais os pulsos de corrente são aplicados por um eletrificador.
Circuito da cerca: Todas as peças ou componentes condutivos de um eletrificador, galvanicamente conectados ou destinados à conexão dos terminais de saída.
Eletrodo de Terra: Estrutura metálica enterrada na terra, perto do eletrificador e conectada eletricamente ao terminal de terra do eletrificador, independente de outros equipamentos de aterramento.
Linha de conexão: Um condutor elétrico usado para conectar o eletrificador à cerca elétrica ou ao eletrodo de terra.
Cerca elétrica para Pastagem: Uma cerca elétrica usada para manter animais dentro de uma área particular, ou fora da mesma.
Requisitos para cercas elétricas para Agropecuária:
Nos termos do apêndice BB Seção BB.1 da IEC 60335-2-76
Cercas elétricas para agropecuária e os seus equipamentos deverão ser instalados, operados e mantidos de maneira que não representem risco algum para pessoas, animais ou outros.
Deverão ser evitadas construções de cercas elétricas para agropecuárias com o risco de qualquer pessoa ou animal ficar preso.
AVISO: Evite o contato dos fios da cerca eletrizada com a cabeça, nuca ou tronco. Não monte por cima, não passe através ou por baixo de uma cerca elétrica de fios múltiplos. Use o portão ou um ponto de passagem marcado.
Uma cerca elétrica para agropecuária não deverá ser alimentada por duas unidades separadas, ou por circuitos de cerca independentes da mesma unidade.
A distância mínima entre os fios de duas cercas elétricas agropecuárias separadas, alimentas por unidades separadas, alimentadas por unidades separadas com pulsos independentes, deverá ser pelo menos 2,5m. Se a lacuna tiver que ser fechada, materiais não condutivos ou uma barreira de metal isolada deverão ser usadas para tal fim.
Cercas de arame farpado ou treliça metálica NUNCA deverão ser eletrificadas.
Uma cerca convencional não eletrificada poderá ser usada como base para um ou vários fios eletrificados de uma cerca elétrica para agropecuária. Os dispositivos de suporte para os fios eletrificados deverão ser construídos de maneira que assegurem que estes fios sejam posicionados a uma distancia mínima de 150 mm do plano vertical dos arames não eletrificados. O arame de cerca convencional e a treliça metálica deverão ser aterrados em intervalos regulares para eliminar eventual energia de indução.
Observe nossas recomendações referentes a ligação do aterramento.
Uma distância mínima de 10 m deverá ser mantida entre o aterramento do eletrificador e qualquer outra peça conectada a qualquer outro sistema de aterramento, como por exemplo o sistema de aterramento de alimentação de corrente ou o aterramento do sistema de telecomunicações.
Linhas de conexão do interior de construções deverão ser isoladas eficientemente de todas as partes da construção aterradas. Recomendamos que isto seja efetuado com cabos de alta tensão isolados.
As linhas de conexão subterrâneos deverão ser construídas com Cabo Subterrâneo. Tenha cuidado na instalação para evitar danos dos cabos de conexão por cascos de animais ou pneus de veículos que penetrem na terra.
As linhas de conexão não deverão ser assentadas no mesmo duto com os cabos de alimentação de rede, de comunicação ou de dados.
As linhas de conexão e os fios da cerca elétrica para agropecuária não deverão cruzar-se acima de linhas de eletricidade suspensas, ou de comunicações.
Cruzamentos com linhas de eletricidade suspensas sempre deverão ser evitados. Se um cruzamento não puder ser evitado, ele devera ser feito abaixo da linha de eletricidade e em um ângulo o mais reto possível.
Se as linhas de conexão e os arames da cerca elétrica forem isoladas perto de uma linha de eletricidade suspensa, as distancias não deverão ser menores de que os valores da tabela a seguinte.
Distancias mínimas de linhas de eletricidade para cercas elétricas agropecuária:
Tensão da linha de eletricidade Distância
<1.000v 3M
<1.000 V a <33.000 V 4M
<33.000 8M
Se as linhas de conexão e os fios da cerca elétrica para agropecuária forem instalados perto de uma linha de eletricidade suspensa, a sua altura acima do solo não deverá exceder 3 m. Essa altura aplica-se aos dois lados da projeção ortogonal dos condutores exteriores da linha de eletricidade na superfície da terra para uma distância de:
2 m para linhas de eletricidade com uma tensão nominal de menos de 1.000 V.
15 m para linhas de eletricidade com uma tensão nominal de mais de 1.000 V.
Para cercas elétricas para cercar jardins, cercar animais domésticos, ou acostumar animais como vacas às cercas elétricas, unidades de baixa potência são suficientes para obter um resultado satisfatório e seguro.
Nas cercas elétricas para desencorajar pássaros de estabelecerem-se em prédios, nenhum arame de cerca elétrica deverá ser conectado a haste de terra do eletrificador. Um sinal de cerca elétrica deverá ser fixado em cada ponto onde pessoas poderão ter contato com os condutores.
Onde uma cerca elétrica cruzar uma via pública, uma porteira não eletrificador deverá ser instalada na cerca elétrica. Em cada cruzamento, placas de aviso deverão ser fixados nos arames eletrificados.
Todas as partes de uma cerca elétrica instaladas ao longo de uma estrada ou de um caminho público deverão ser marcadas em intervalos pequenos com placas de aviso fixadas firmemente nos postes ou nos fios da cerca.
O tamanho mínimo da placa de aviso devera ser 100 x 200 mm.
A cor de fundo dos dois lados da placa de aviso deverá ser amarela. A inscrição na placa deverá ser preta e corresponder ao símbolo de aviso ou conter a mensagem: “ ATENÇÃO: CERCA ELÉTRICA”
A inscrição deverá ser legível, constar nos dois lados da placa de aviso e ter uma altura mínima de 25 mm.
Assegure-se que todos os equipamentos suplementares do circuito da cerca elétrica alimentados pela rede tenham um grau de isolamento entre o circuito da cerca e a fonte de alimentação equivalente ao grau de isolamento da unidade.
A proteção contra as intempéries deverá ser providenciada para os equipamentos suplementares, a não ser que estes equipamentos tenham sido certificados pelos fabricantes como sendo apropriados para o uso ao ar livre e que sejam de um tipo com um grau de proteção mínimo de IPX4.
Construção de uma cerca elétrica e de um sistema de aterramento:
Para um guia completo sobre a construção de uma cerca elétrica e de um sistema de aterramento (veja na embalagem do produto).
Instalação e testagem de um sistema de aterramento:
Selecione um lugar apropriado para o sistema de aterramento. O lugar deve encontrar-se a uma distância de pelo menos 10 m de outros sistemas de aterramento (exemplo: telefone, rede de energia ou sistema de aterramento de outra unidade).
Enterre barras de terra de 2 m no solo. A seguinte tabela, especifica a quantidade mínima recomendada de barras de terra de 2 m para um sistema de aterramento.
Modelo: 8000 Barra de Terra: 08
Procure fazer o aterramento em zonas úmidas.
Dependendo a extensão da cerca e/ou característica do solo (pouco condutivo) se faz necessária a instalação de aterramentos secundários.
Instruções de Segurança:
Advertência!
-Desligue o eletrificador antes da instalação ou de realizar trabalhos na cerca;
- Leia todas as instruções de Segurança atentamente;
-Verifique se a sua instalação satisfaz todas as exigências de segurança locais;
-Não conecte outros aparelhos na cerca, junto com o eletrificador, pois toda incidência de descargas atmosféricas (raios) que pode afetar o eletrificador, afetará também os outros aparelhos.
abrindo a embalagem:
Ao abrir a embalagem do produto, verifique se você recebeu todos os itens. Se algo estiver faltando nos contate:
Embalagem contem:
Eletrificador;
Cabo para alimentação da bateria;
Manual do Usuário;
Guia de furação.