Descrições
indicações:
MARBOX é indicado para o tratamento de afecções em bovinos e suínos, causadas pelos seguintes agentes:
Bovinos: Corynebacterium bovis, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Mannheimia haemolytica, Moraxella bovis, Pasteurella multocida, Streptococcus agalatiae, Streptococcus uberis, Staphylococcus aureus, Streptococcus dysgalactiae, Streptococcus pneumoniae e Trueperella pyogenes.
Suínos: Proteus mirabilis, Pasteurella multocida tipo D, Actinobacillus suis, Escherichia coli, Mycoplasma hyopneumoniae, Erysipelothrix rhusiopathiae, Pasteurella multocida tipo A, Actinobacillus pleuropneumoniae, Haemophilus parasuis, Bordetella bronchiseptica, Salmonella choleraesuis e Streptococcus suis.
farmacodinâmica e farmacocinética:
A marbofloxacina é uma quinolona de 3ª geração. Os efeitos produzidos pelas quinolonas resultam de sua habilidade em atravessar a parede bacteriana e inibir uma enzima denominada DNA girase, envolvida na replicação, transcrição e reparo do DNA cromossômico da bactéria.
A marbofloxacina é rapidamente absorvida após a administração subcutânea ou intramuscular em bovinos e suínos; e sua biodisponibilidade é de aproximadamente 100%. Sua ligação às proteínas plasmáticas é baixa, possuindo ampla distribuição pelos tecidos. Em estudo com Marbox, observou-se que a concentração plasmática máxima de marbofloxacina nos bovinos (Cmax: 7,965 µg/mL) foi alcançada em 1,4 horas após a administração intramuscular (Tmax) e meia vida de eliminação (T1/2) foi de 10,4 horas. Em suínos, aproximadamente 2 horas após a administração intramuscular do produto (Tmax = 1,8 h) atingiu-se a concentração plasmática máxima de marbofloxacina de 5566,3±1118,0 µg/L (Cmax) e meia vida de eliminação de 9,2 horas.
A principal via de eliminação das fluorquinolonas é renal, através da secreção tubular e filtração glomerular. Há uma porcentagem de eliminação através da bile, sendo muito variável de acordo com a espécie.
Pode ocorrer eliminação transepitelial através da parede do intestinal, aumentando a sua concentração em local colonizado por bactérias patogênicas e contribuindo para sua eficácia.
composição:
Cada 100 mL do produto contém:
Marbofloxacina....................10,0 g
Excipientes q.s.p................ 100,0 mL
posologia e modo de usar:
Marbox deve ser administrado, pela via intramuscular profunda, na dose de: - Bovinos e suínos: 8 mg de marbofloxacina/kg de peso vivo, que corresponde a 2 mL de Marbox para cada 25 kg de peso vivo.
Bovinos e suínos: aplicação única.
período de carência:
BOVINOS ABATE:
O ABATE DOS ANIMAIS TRATADOS COM ESTE PRODUTO SOMENTE DEVE SER REALIZADO 03 DIAS APÓS A APLICAÇÃO.
LEITE:
O LEITE DOS ANIMAIS TRATADOS NÃO DEVE SER DESTINADO AO CONSUMO HUMANO ATÉ 48 HORAS APÓS A APLICAÇÃO.
SUÍNOS ABATE:
O ABATE DOS ANIMAIS TRATADOS COM ESTE PRODUTO SOMENTE DEVE SER REALIZADO 09 DIAS APÓS A APLICAÇÃO.
contraindicações e reações adversas:
Contraindicações:
Não usar o produto em caso de hipersensibilidade conhecida a Marbofloxacina. Há necessidade de cuidado especial na administração das fluorquinolonas em animais com insuficiência renal e hepática grave. A medicação deve ser suspensa e substituída por outros antimicrobianos que não comprometam o quadro estabelecido.
Reações Adversas:
Em doses elevadas, os animais podem apresentar distúrbios gastrointestinais, tais como náuseas, vômitos e diarreias e; relacionados ao sistema nervoso central, tais como excitação, convulsões e problemas oculares por modificações na retina;
Em animais jovens, de crescimento rápido, a ação das fluorquinolonas é conhecida em induzir artropatias.
O risco aumenta com doses mais altas; Em bovinos, pode ocorrer edema leve a moderado e aumento de temperatura no local de aplicação do produto, que apresenta resolução espontânea em até 4 dias após o tratamento;
Caso detecte algum efeito colateral grave ou outros efeitos não mencionados nesta bula, informe imediatamente ao Médico Veterinário.
precauções gerais:
Obedecer às dosagens e recomendações para o uso do produto;
Não fumar ou se alimentar durante o manuseio do produto;
Usar luvas durante o manuseio para evitar o contato com a pele;
A2711 - Lavar sempre as mãos após o manuseio de qualquer produto veterinário;
Não guardar perto de alimentos, bebidas, outros medicamentos, produtos de higiene pessoal ou doméstica;
Não reutilizar as embalagens vazias e descartá-las conforme legislação vigente, para evitar a contaminação do meio ambiente;
Caso ocorram sinais adversos persistentes ou de maior intensidade, o médico veterinário deverá ser consultado.
Pessoas com hipersensibilidade conhecida às fluorquinolonas devem evitar o contato com o produto de uso veterinário;
Em caso de contato com a pele ou os olhos, lavar abundantemente com água;
Tomar todas as precauções para evitar a auto injeção acidental, pois pode provocar uma ligeira irritação.
Em caso de auto injeção acidental, procurar auxílio médico e levar junto a bula do produto.